domingo, 26 de junho de 2011

Basilica Santuário de Nazaré



Sicut Lilium Inter Spinas


Sempre que caminho pelas ruas de Belém encontro belas imagens, umas das que sempre chamou minha atenção era o portal de entrada da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, repleta de simbologias denota fortitude e imponência, feita de bronze dividida em quatro partes, cada uma apresenta em seu frontispício várias imagens e inscrições em alto relevo que remetem a Virgem Maria. Eis uma delas:





 A inscrição Sicut Lilium Inter Spinas significa o "Lírio entre os espinhos" e tem inspiração no livro de cânticos 2:2 da Bíblia:

"Eu sou a rosa de Saro, o lírio dos vales. Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas. Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar"


De acordo com a simbologia cristã o Lírio representa a pureza e a castidade, simboliza também a Imaculada Mãe de Cristo, o "ungido", que o concebeu, de acordo com a mitologia, do próprio Deus.


Nenhum comentário: